Preços de Passagens Aéreas, Alta e Variações Sazonais
Alessandro V. M. Oliveira
Segue transcrição de notícia veiculada na BandNews Station, em 8 de março de 2024, no qual pude explicar nosso estudo de preços de passagens aéreas. Agradeço à Chefe de Reportagem Thayane Ribeiro pelo contato.
Viajar de avião pode sair mais caro para o bolso do consumidor em 2024 do que em anos anteriores
Viajar de avião pode sair mais caro para o bolso do consumidor em 2024 do que em anos anteriores. Um estudo realizado pelo ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, aponta que o preço das passagens aéreas no Brasil tende a aumentar nos próximos anos. O estudo avaliou o valor das passagens antes e depois da pandemia do COVID-19.
Segundo o professor do ITA e autor do estudo, Alessandro Oliveira, houve uma inversão na tendência comportamental nos preços. Antes da pandemia, os preços apresentavam uma tendência de queda pequena, mas estatisticamente significante. Agora, com o fim da pandemia, os preços começam a subir bastante.
No cenário pré-pandemia, os preços das passagens aéreas apresentavam uma tendência de queda de cerca de 2,5% a cada cinco anos. Já no cenário pós-pandemia, a expectativa é de um aumento de 23% a cada cinco anos.
Porém, segundo Alessandro Oliveira, embora as passagens estejam mais caras, os descontos promocionais para o período de baixa temporada, que vai de abril até o começo de junho, foram mais significativos em 2023 do que os lançados antes do início da pandemia.
Então o consumidor tem que ficar atento. Claro, não haverá desconto generalizado em todas as situações, mas é importante ficar atento às promoções das companhias aéreas, pois é possível conseguir bons descontos, mesmo que os preços agora não sejam os mesmos de antes.
Para economizar no planejamento da viagem, é importante pesquisar com antecedência de no mínimo 50 a 60 dias da data programada, ficar atento à divulgação de promoções em sites e redes sociais das companhias aéreas e, se possível, optar pelo período de baixa temporada.
Essas são algumas das estratégias adotadas pela coordenadora de atendimento, Laura Soares. "Eu monitoro sempre todos os sites. Uma coisa que eu acho muito importante é a flexibilidade, tanto de datas quanto de destinos. Por exemplo, julho é uma altíssima temporada para as pessoas viajarem, então as pessoas ficam muito focadas em achar passagens para julho, mas talvez seja melhor procurar por lugares de baixa temporada ou para um lugar que não recebe tanto turista. É importante estar sempre monitorando os preços e de olho em todas as mudanças."
Segundo o professor do ITA, Alessandro Oliveira, quem busca aproveitar as festividades de fim de ano e o verão de 2025 em destinos nacionais e internacionais já pode começar a pesquisar e aguardar pelas promoções.
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Título da Notícia: "Viajar de avião pode sair mais caro para o bolso do consumidor em 2024 do que em anos anteriores"
Publicado em: 8 de março de 2024
Veículo: Rádio BandNews Station
Jornalista Responsável: Thayane Ribeiro
URL da Notícia: https://www.youtube.com/live/0r1PcKVjxyo?si=dZrm61Qqg-jPbvuX&t=2565
Estudo:
Oliveira, A. V. M. (2024). A sazonalidade dos preços das passagens aéreas antes e depois da pandemia. Communications in Airline Economics Research, 1, 10658282. https://doi.org/10.5281/zenodo.10658282.
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Abaixo listo alguns outros trabalhos que já fiz sobre o tema:
Bettini, H. F. A. J., Silveira, J. M. F. J., & Oliveira, A. V. M. (2018). Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 109, 190–204. https://doi.org/10.1016/j.tre.2017.11.004
Brito, I. R. S., Oliveira, A. V. M., & Dresner, M. E. (2021). An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil. Transport Policy, 114, 338–349. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.10.015
Huse, C., & Oliveira, A. V. M. (2012). Does Product Differentiation Soften Price Reactions to Entry? Evidence from the Airline Industry. Journal of Transport Economics and Policy, 46(2), 189–204. https://doi.org/10.5281/zenodo.10675631
Oliveira, A. V. M., & Huse, C. (2009). Localized competitive advantage and price reactions to entry: Full-service vs. low-cost airlines in recently liberalized emerging markets. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 45(2), 307–320. https://doi.org/10.1016/j.tre.2008.09.003
Póvoa, H., & Oliveira, A. V. M. (2013). Econometric analysis to estimate the impact of holidays on airfares. Journal of Transport Literature, 7, 284–296. http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200015
Rolim, P. S. W., Bettini, H. F. A. J., & Oliveira, A. V. M. (2016). Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. Journal of Air Transport Management, 54, 31–41. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2016.03.019
Santos, L. J. D., Oliveira, A. V. M. D., Caetano, M., & Silva, E. J. D. (2024). Impact of recession on air travel demand for tourist destinations in a developing country. International Journal of Tourism Policy, 14(1), 1-18. https://doi.org/10.1504/IJTP.2024.135427
Santos, L. J., Oliveira, A. V. M., & Aldrighi, D. M. (2021). Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. Journal of Air Transport Management, 94, 102082. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102082
Turolla, F. A., Vassallo, M. D., & Oliveira, A. V. M. (2008). Intermodal Competition in the Brazilian Interstate Travel Market. Economic Analysis Review, 23(1), 21–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.10654426