Bio

Um Pouco da Minha Vida



 Alessandro Vinícius Marques de Oliveira é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Filho de funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. De sua mãe, Elena Marques Coimbra de Oliveira, recebeu o legado de cultivar a perseverança e o autocontrole com relação ao hábito de estudar e a necessidade de aprender cada vez mais; com seu pai, Pedro Francisco Coimbra de Oliveira, teve uma referência marcante de caráter e ideal de vida, e aprendeu a importância da humildade e da consideração para com o próximo.


 Interessou-se pelos problemas econômicos de forma mais contundente aos quatorze anos, no decorrer dos acontecimentos do Plano Cruzado. Leu os primeiros capítulos de “O Capital” no ano seguinte, e a partir de então ficou muito influenciado pela abordagem econômica dos fenômenos sociais.
 

Naquele ano (1987), com dois anos de antecedência, tomou a decisão de prestar vestibular em economia na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – considerada na época a melhor do País. Este foi, por sua opção e vontade, o único vestibular que prestou em toda a vida, dada a certeza de que eram aquele o curso e aquela a escola que realmente desejava para a sua formação acadêmica. Aprovado para o diurno em Ciências Econômicas da FEA/USP, freqüentou os bancos daquela escola entre 1990 e 1994. Trata-se de um período extremamente estimulante de sua vida, quando teve contato com professores que marcaram sua formação – como Adroaldo Moura da Silva, Celso Martone, Dante Mendes Aldrighi, Márcio Nakane, Afonso Celso Pastore e Antônio Álvaro Zini Jr. 


 Foi monitor do Departamento de Economia da escola, por todo o ano de 1994, durante a chefia do professor Denisard Cneio Alves. Foi autor do primeiro artigo publicado pela Controversa, a Revista Acadêmica dos Estudantes da FEA/USP (“Estabilização e o Caráter do Déficit Público”, comentado pelo professor José Roberto Mendonça de Barros). Esse trabalho foi publicado novamente em 1999, em comemoração ao aniversário de 5 anos da revista.
 
                           cv de 1992

Sua monografia de conclusão de curso “O Caminho da Liberdade” versou sobre liberalismo, macroeconomia e finanças públicas, sendo orientada por Marcos Eugênio da Silva. Uma peculiaridade do processo de confecção deste trabalho diz respeito ao fato de que seu orientador tinha uma posição totalmente contrária com relação aos seus posicionamentos externados ao longo da pesquisa – quase todos com relação aos benefícios e malefícios do liberalismo econômico; isto não impediu o prosseguimento da orientação, mas pelo contrário, foi extremamente frutífero no sentido de alavancar acalorados debates durante as reuniões. O resultado final foi que a monografia recebeu dois prêmios de Melhor Trabalho de 1994 – um do Instituto Liberal/Nestlé e outro do Departamento de Economia da própria FEA/USP. Foi, sem dúvida, um desfecho com chave-de-ouro de seu período de graduando em economia na cidade universitária.

Uma vez concluída a graduação, casou-se em 1995 com Rachel Oliveira, com quem tem duas filhas. Com a esposa tem aprendido o valor do companheirismo e da estabilidade nos momentos difíceis.



Dedicou, desde então, cerca de três anos trabalhando no setor financeiro e na controladoria de empresas multinacionais localizadas no Estado de São Paulo. Primeiramente, no setor alimentício (Kellogg Brasil), como trainee de finanças. Para obter esta posição, concorreu a uma de seis vagas oferecidas pela firma, em uma seleção que envolveu oitocentos outros candidatos; ao final do processo seletivo, foi o único a preencher uma das vagas inicialmente abertas.

Em 1996, objetivando ir para São José dos Campos – onde residia com a esposa – obteve emprego no setor de mecânica e metalurgia (Parker Hannifin), como analista de custos e preços. Logo após este período, obteve excelente oferta de trabalho no setor químico (Monsanto do Brasil), como analista de custos.

Com o passar dos anos em sua trajetória profissional, foi, aos poucos, despertando para sua verdadeira vocação – a de acadêmico por natureza. O gosto pela vida dedicada à pesquisa e ensino emergiu com força nesse período. Assim, em 1998, após muita reflexão, trocou sua posição conquistada com muito esforço na indústria para cursar o mestrado stricto sensu sob regime de dedicação integral no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi uma decisão muito importante em sua vida, dado que a renda de bolsista era sensivelmente inferior ao rendimento auferido como analista de uma empresa multinacional, e que não havia garantias de que receberia algum depósito nos primeiros meses de curso. O sacrifício pessoal e familiar de manter a decisão rumo à vida acadêmica, e suportar oito meses sem recebimento de bolsa, foram suportados em prol de uma conscientização de que, na academia, havia descoberto sua verdadeira vocação, e seria onde encontraria a sua realização profissional plena.

Prestou o Mestrado em Ciências (MSc) em Transporte Aéreo e Aeroportos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000), com defesa em 14 de maio de 2000. Sua dissertação “Os Impactos das Estratégias de Gerenciamento de Receitas de Ativos Perecíveis na Ligação Congonhas – Santos Dumont” versava sobre competição e precificação no transporte aéreo brasileiro, utilizando-se de ferramental de simulação e teoria dos jogos. O membro externo de sua banca foi o economista Edgard Pereira, da Unicamp. Foi aprovado incondicionalmente e teve seu trabalho enviado para o 23o Prêmio Bndes de Economia, por sugestão do então chefe da pós-graduação de sua Divisão, o professor José Antônio Hernandes.

Partiu para o PhD em Economia na Inglaterra, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Cursou o primeiro ano na Universidade de Leeds, onde se especializou na área de Economia dos Transportes. Concluiu o PhD no Departamento de Economia da University of Warwick (2004), na área de Organização Industrial Empírica. Nesta última instituição, teve a sorte de ser orientado por dois dos maiores nomes da área de OI em todo o mundo: os professores Michael Waterson e Margaret Slade – esta última, ex-presidente da EARIE, European Association for Industrial Economics, e recém-chegada do Canadá. Ainda em Warwick, conseguiu convencer os responsáveis pela programação de eventos do Warwick Arts Centre, a trazer um de seus maiores ídolos, músico Roger Mcguinn (The Byrds) para um show na universidade (Roger McGuinn 2004 UK Tour: Tue 15 Jun 2004 Coventry Warwick Arts Centre).

Sua Tese “Three Essays on Airline Competition in Markets with Recent Liberalisation” foi defendida na Warwick University em setembro de 2004 e foi revalidada pela FEA/USP, em 2006. No final de 2006, sua tese de doutoramento entrou para uma seleta lista de vencedores do Prêmio Haralambos Simeonidis de Teses em Economia – concedido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).


 Evento com alguns dos mais
renomados econometristas do mundo
Feliz por ter um dia conseguido isso.



Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica desde 2004, atuando como docente e pesquisador. Pesquisador Principal do Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação do ITA (NECTAR), centro de pesquisas que criou com o objetivo de contribuir para a geração de conhecimento na alavancagem da competitividade do transporte aéreo nacional. Idealizador e pesquisador responsável pelo Laboratório de Transporte Aéreo do ITA (LABTAR).




Prêmio no Ministério da Fazenda/2006



Fatos relevantes que complementam sua biografia: Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2008). Bolsista PQ do CNPq. Sócio fundador e primeiro Secretário-Executivo da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA). Idealizador da Rede de Organização Industrial, posteriormente Academia Brasileira de Economistas Industriais (ABEI). Autor de capítulo de livro na obra de referência em competição e defesa da concorrência no transporte aéreo, “Advances in Airline Economics”, publicada em 2006 pela Elsevier. Autor do livro “Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas” (TAEPP).









Popular posts from this blog

Bem vindo à minha página!

Conselho Editorial do mais novo periódico de transporte aéreo

Sob o legado dos pioneiros