Estratégias de rivais face à crise financeira de uma companhia aérea

Segue resumo da matéria em que participei como entrevistado.


Resumo: A Gol (GOLL4), enfrentando um pedido de recuperação judicial, vê sua situação potencialmente agravada pelas ações da Latam. A companhia aérea chilena tentou adquirir de 20 a 25 aviões da Gol, que possui uma frota de 140 aeronaves, em um momento crítico para a empresa brasileira. Esta tentativa de aquisição poderia representar a perda de até 17% da frota da Gol, impactando diretamente sua capacidade de recuperação e sua estratégia de redução de preços para aumentar o volume de passageiros. A manobra da Latam é vista como um esforço para aumentar sua própria capacidade operacional, ao mesmo tempo em que limita as oportunidades de crescimento para a Gol, evidenciando a competitividade do setor aéreo em busca de expansão para atender à demanda crescente no cenário pós-pandemia. A Latam confirmou que mantém contato com arrendadores e fornecedores como parte de sua estratégia para assegurar a capacidade necessária frente aos desafios atuais da cadeia de suprimentos e da escassez de aeronaves.

 Passagens em que sou citado:

 Segundo Alessandro Oliveira, professor do ITA, esse movimento, que levaria até 17% da frota concorrente, seria uma “cartada decisiva” da Latam contra a aérea brasileira, comprometendo sua recuperação judicial.

“A estratégia é muito clara de obter maior capacidade operacional, ao mesmo tempo em que bloqueia o crescimento do rival”, afirma.

Segundo ele, para a Gol ganhar um fôlego financeiro durante o RJ, uma de suas estratégias seria baixar preços e gerar volume de passageiros, “e o movimento da Latam afetaria a capacidade da Gol em realizar essa operação”.

No caso da Latam, a companhia teria entrado em contato com os arrendadores dos aviões da Gol.

“Num momento em que a demanda por transporte aéreo cresce, no pós-pandemia, no mundo inteiro, numa retomada, a estratégia de qualquer companhia áerea é obter o máximo de capacidade o mais rápido possível para atender a demanda, para não perder marketshare”, diz Oliveira.

“A estratégia é muito clara de obter capacidade, ao mesmo tempo em que bloqueia o crescimento do rival”, afirma.

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Título da matéria: Gol (GOLL4) em recuperação judicial: Como a Latam pode piorar ainda mais situação da aérea?
Data da matéria: 01 fev 2024, 12:30 - atualizado em 03 fev 2024, 11:58
Nome do jornalista: Pedro Pligher
Veículo em que foi publicado: Money Times


Artigos científicos relacionados ao tema:

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Bettini, H. F. A. J., & Oliveira, A. V. M. (2008). Airline capacity setting after re-regulation: The Brazilian case in the early 2000s. Journal of Air Transport Management, 14(6), 289–292. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2008.04.006




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[2024-02-01] Gol (GOLL4) em recuperação judicial: Como a Latam pode piorar ainda mais situação da aérea? (Money Times). 2024.




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