As dificuldades financeiras das companhias aéreas e as intenções do governo

Recentemente fui entrevistado pelo G1 sobre a situação financeira da Gol no início de 2024.

Resumo da notícia: O governo está preocupado com as dificuldades financeiras das companhias aéreas brasileiras, ainda impactadas pela pandemia. Estuda-se criar um fundo de até R$ 6 bilhões para ajudar no endividamento do setor, enquanto empresas como a Gol já buscam recuperação judicial nos EUA. As soluções incluem o uso do Fundo Nacional da Aviação Civil e garantias do BNDES, mas enfrentam desafios legais e fiscais. O setor, essencial para o desenvolvimento econômico, lida com custos majoritariamente atrelados ao dólar, especialmente combustíveis e arrendamento de aeronaves.

Passagens onde sou citado:

Alessandro Oliveira comentou sobre a importância do setor aéreo para o governo e o impacto público de possíveis falências. Ele afirmou: "Se uma empresa aérea quebra de uma hora para outra –isso nunca acontece de uma hora para outra, o mercado vai sabendo--, mas pode acontecer de ficarem centenas de milhares de passageiros sem passagem aérea, sem poder viajar. Isso é um problema público, um problema sério para o governo porque vai ter que lidar com a opinião pública". Ele destacou que, apesar das dívidas, a Gol mantém suas operações normalmente, minimizando impactos imediatos sobre os passageiros.

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Título da matéria: Entenda as dificuldades financeiras das empresas aéreas e soluções estudadas pelo governo
Data da matéria: 04/02/2024 04h30
Nome do jornalista: Lais Carregosa
Veículo em que foi publicado: g1 — Brasília

 

Artigos que desenvolvi que são relacionados ao tema:

de Oliveira, R. P., & Oliveira, A. V. M. (2021). Financial distress, survival network design strategies, and airline pricing: An event study of a merger between a bankrupt FSC and an LCC in Brazil. Journal of Air Transport Management, 92, 102044. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102044

Santos, L. J. D., Oliveira, A. V. M. D., Caetano, M., & Silva, E. J. D. (2024). Impact of recession on air travel demand for tourist destinations in a developing country. International Journal of Tourism Policy, 14(1), 1-18. https://doi.org/10.1504/IJTP.2024.135427

Oliveira, B. F., & Oliveira, A. V. M. (2022). An empirical analysis of the determinants of network construction for Azul Airlines. Journal of Air Transport Management, 101, 102207. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2022.102207

de Oliveira, R. P., Oliveira, A. V. M., & Lohmann, G. (2021). A Network-Design Analysis of Airline Business Model Adaptation in the Face of Competition and Consolidation. Transportation Science, 55(2), 532–548. https://doi.org/10.1287/trsc.2020.1025

Santos, L. J., Oliveira, A. V. M., & Aldrighi, D. M. (2021). Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. Journal of Air Transport Management, 94, 102082. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102082

Bettini, H. F. A. J., Silveira, J. M. F. J., & Oliveira, A. V. M. (2018). Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 109, 190–204. https://doi.org/10.1016/j.tre.2017.11.004

Oliveira, M. V. R., & Oliveira, A. V. M. (2018). What drives effective competition in the airline industry? An empirical model of city-pair market concentration. Transport Policy, 63, 165–175. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2017.12.021


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[2024-02-04] Entenda as dificuldades financeiras das empresas aéreas e soluções estudadas pelo governo (G1/Brasília). 2024.



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