Reversões pós-pandêmicas? A sazonalidade de preços das passagens aéreas
Alessandro V. M. Oliveira
Tive a felicidade de ter um estudo recente apresentado à sociedade em uma notícia veiculada na Folha de São Paulo de 27 de fevereiro último. A jornalista Joana Cunha foi a autora da matéria. O estudo foi desenvolvido no Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do ITA. Trata-se de um estudo de acesso aberto e totalmente reprodutível, com código e dados também abertos (vide links abaixo).
Basicamente, é uma pesquisa que retrata uma tendência de longo prazo de baixa dos preços das passagens que era observada antes da pandemia, e que vem sendo revertida provavelmente por uma mudança nos custos, demanda, perfil sazonal e pelo impacto da pandemia. O estudo identificou um aumento projetado de 23% nos preços dos voos domésticos a cada cinco anos no período pós-pandemia (considerando outros fatores controlados), contrastando com a tendência anterior de queda de 2,5% a cada cinco anos. Esse aumento nos preços aparentemente tem levado as companhias aéreas a oferecerem mais promoções durante a baixa temporada para atrair clientes, mas mais que compensando na alta temporada.
O mercado de viagens aéreas enfrenta desafios como a escassez de motores e aeronaves, além da crise da Gol. A busca por preços mais acessíveis se torna mais complexa com a mudança nos padrões de sazonalidade. Diante disso, o governo brasileiro sinalizou planos para implementar uma plataforma online visando disponibilizar passagens a preços reduzidos para determinados grupos. A eficácia dessa medida é discutível.
Minhas inserções na matéria:
"Além das discrepâncias sazonais, um estudo do professor Alessandro Oliveira, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), verificou forte reversão na trajetória de valores dos voos domésticos.
Antes do início da crise sanitária, em 2020, o mercado caminhava para uma tendência de queda de preços de aproximadamente 2,5% a cada cinco anos. Porém, isso se reverteu no pós-pandemia, levando a uma projeção de aumentos em torno de 23% a cada cinco anos, segundo o estudo.
'Essa é uma tendência extrapolada de cinco anos. Se as condições continuarem as mesmas, com tudo mais constante, todos os outros fatores controlados, aumentaria 23%. Isso é insustentável', diz Oliveira.
'Com preços altos, fica mais difícil encher os aviões. Aí os incentivos para dar descontos em alguns momentos-chave começam a aparecer', diz.
'Observamos um efeito bem diferenciado no final da alta estação e nos primeiros meses da baixa, em particular, em abril', diz o professor.
'Em geral, as companhias aéreas não trabalham fortemente os descontos tão cedo, em fevereiro. Elas ficam esperando para ver como a economia vai se comportar no ano. Depois do Carnaval, começam a sentir o mercado e fazer o planejamento. Tudo depende da economia. Por mais que tenha propaganda de promoções nesse período, no primeiro trimestre, é menos provável encontrar uma boa promoção. Ela acontece mais para a frente', diz Oliveira."
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Título da Notícia: "Encarecimento de passagem aérea reverte tendência de baixa e altera promoções"
Publicado em: 27 de fevereiro de 2024
Veículo: Folha de S.Paulo
Jornalista Responsável: Joana Cunha
URL da Notícia: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/02/encarecimento-de-passagem-aerea-reverte-tendencia-de-baixa-e-altera-promocoes.shtml
Estudo:
Oliveira, A. V. M. (2024). A sazonalidade dos preços das passagens aéreas antes e depois da pandemia. Communications in Airline Economics Research, 1, 10658282. https://doi.org/10.5281/zenodo.10658282.
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Abaixo listo alguns outros trabalhos que já fiz sobre o tema:
Bettini, H. F. A. J., Silveira, J. M. F. J., & Oliveira, A. V. M. (2018). Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 109, 190–204. https://doi.org/10.1016/j.tre.2017.11.004
Brito, I. R. S., Oliveira, A. V. M., & Dresner, M. E. (2021). An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil. Transport Policy, 114, 338–349. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.10.015
Huse, C., & Oliveira, A. V. M. (2012). Does Product Differentiation Soften Price Reactions to Entry? Evidence from the Airline Industry. Journal of Transport Economics and Policy, 46(2), 189–204. https://doi.org/10.5281/zenodo.10675631
Oliveira, A. V. M., & Huse, C. (2009). Localized competitive advantage and price reactions to entry: Full-service vs. low-cost airlines in recently liberalized emerging markets. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 45(2), 307–320. https://doi.org/10.1016/j.tre.2008.09.003
Póvoa, H., & Oliveira, A. V. M. (2013). Econometric analysis to estimate the impact of holidays on airfares. Journal of Transport Literature, 7, 284–296. http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200015
Rolim, P. S. W., Bettini, H. F. A. J., & Oliveira, A. V. M. (2016). Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. Journal of Air Transport Management, 54, 31–41. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2016.03.019
Santos, L. J. D., Oliveira, A. V. M. D., Caetano, M., & Silva, E. J. D. (2024). Impact of recession on air travel demand for tourist destinations in a developing country. International Journal of Tourism Policy, 14(1), 1-18. https://doi.org/10.1504/IJTP.2024.135427
Santos, L. J., Oliveira, A. V. M., & Aldrighi, D. M. (2021). Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. Journal of Air Transport Management, 94, 102082. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102082
Turolla, F. A., Vassallo, M. D., & Oliveira, A. V. M. (2008). Intermodal Competition in the Brazilian Interstate Travel Market. Economic Analysis Review, 23(1), 21–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.10654426
Post no meu site em inglês: https://alessandrovmoliveira.com/post-pandemic-reversals-the-seasonality-of-airfares-in-air-transport-economics/